PUBLICIDADE
Notícias

Redução do desemprego está associada às contratações temporárias, diz IBGE

Na passagem de outubro para novembro, o setor de serviços prestados às empresas foi o que mais gerou empregos e obteve crescimento de 1,5 %, com 55 mil postos de trabalho

12:06 | 21/12/2012
NULL
NULL

A redução na taxa média de desocupação das seis regiões metropolitanas listadas na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ser explicada pela diminuição do número de pessoas procurando emprego combinada às contratações temporárias. A afirmação é do coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.

Segundo o especialista, nos últimos meses do ano os setores de comércio e hotelaria tendem a demandar mais por trabalhadores temporários. A queda da desocupação em novembro, de acordo com Cimar, decorre disso. Entretanto, Azeredo acrescentou que novembro sofreu com o “efeito calendário”, já que a redução de dias úteis no respectivo mês fez com que menos pessoas procurassem emprego também.

Na passagem de outubro para novembro, o setor de serviços prestados às empresas foi o que mais gerou empregos e obteve crescimento de 1,5 %, com 55 mil postos de trabalho. Logo em seguida, aparece a construção, com aumento de2, 3% das ofertas de trabalho e a criação de 43 mil postos.

Comércio

De acordo com a PME, o comércio criou 11 mil vagas em novembro, o que representou uma alta de 0,3% em relação a outubro. Já o setor de outros serviços, área onde a hotelaria está inclusa, fechou 23 mil vagas de emprego. Com informações do Valor Econômico.

Redação O POVO Online.

TAGS