PUBLICIDADE
Notícias

Receita libera último lote de restituição do Imposto de Renda nesta segunda-feira

Contribuinte deve ficar atento e conferir se não caiu na chamada 'malha fina'

07:24 | 10/12/2012

A Receita Federal libera nesta segunda-feira, 10, a consulta ao sétimo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O lote será o último do atual exercício. O dinheiro será depositado na conta cadastrada pelo contribuinte, na próxima terça-feira, 17. Aquele que tiver direito à restituição deve consultar a página da Receita Federal para saber se está relacionado neste lote.

Vale lembrar que as restituições costumam ser liberadas no mesmo exercício da Declaração, caso o contribuinte não receba até o último lote deste ano, na próxima terça-feira, 17, é possível que se encontre na chamada Malha Fina. De acordo com a Receita Federal, 616 mil contribuintes já caíram na malha fina este ano, 47 mil pessoas a mais que 2011.

De acordo com o especialista em Gestão Tributária e Fiscal da empresa de software contábil Alterdata, Mauro Moraes, "a qualquer momento o contribuinte pode acessar a situação de sua Declaração por meio do Extrato do IRPF que está disponível no site da Receita Federal, porém, para que tenha acesso, é preciso ser portador de Certificado Digital ou gerar um Código de Acesso".

Eventuais pendências podem ser sanadas a qualquer tempo, seja por meio do envio de declaração retificadora ou apresentação de documentação pendente em um posto da RFB, mas é preciso inicialmente verificar o Extrato do IRPF.

Redação O POVO Online

TAGS