PUBLICIDADE
Notícias

Preço da gasolina pode sofrer novo reajuste em 2013

A afirmação foi feita pelo ministro da Fazenda Guido Mantega. Para ele, medida a ser tomada pela Petrobras não é excepcional

12:41 | 19/12/2012

A previsão para 2013 é de que o preço da gasolina possa sofrer novo reajuste. A afirmativa foi do ministro da Fazenda Guido Mantega. A Petrobrás, segundo o ministro, “certamente” tomará a medida com impacto na bomba. Para ele, a decisão não é excepcional, já que houve um reajuste este ano no preço dos combustíveis.

Deixando claro que falava como ministro da Fazenda e não como presidente do Conselho Administrativo da Petrobras, Mantega disse que, no momento adequado, a Petrobras fará o anuncio. “O preço vai subir. Haverá um aumento no momento adequado. Se soubesse, não diria, porque mexe com o mercado. Mas, podemos dizer também que o preço do óleo no mercado internacional pode cair. O que é uma possibilidade. Então, temos que olhar todas as variáveis”, disse.

 

VEJA MAIS

Presidente da Petrobras defende aumento do etanol na mistura da gasolina

Gasolina pode ficar até 15% mais cara

Gasolina varia R$ 0,14 entre os postos de Fortaleza

 

O reajuste em 2012, no entanto, não foi sentido pelos consumidores porque o governo terminou “zerando” a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide), um tributo cobrado sobre o preço do produto.

Balanço
Guido Mantega fez hoje um balanço do ano para os jornalistas de economia que acompanham o Ministério da Fazenda. Segundo ele, 2013 será muito melhor porque o Brasil tem feito reformas com ênfase na competitividade e no crescimento econômico, com mais investimentos. Ele destacou que o setor privado terá mais estímulos.

O ministro disse ainda que há sinais de recuperação da economia brasileira neste último trimestre e garantiu que o final de ano será de aceleração. O ministro previu que os investimentos irão crescer em 2013. Segundo ele, em 2010, o crescimento desse fator chegou a 21,5%, depois de uma queda em 2009, durante a primeira fase da crise econômica mundial. Agora, o indicador de investimentos irá para 18,5% e poderá chegar em 2013 a 19,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Com informações da Agência Brasil.

Redação O POVO Online

TAGS