PUBLICIDADE
Notícias

Inadimplência reduz concessão de crédito para o consumidor

Crédito às empresas acompanhará a lenta reativação da economia

08:30 | 03/12/2012

O elevado patamar de inadimplência neste ano foi responsável por impedir um crescimento mais vigoroso das concessões de crédito aos consumidores, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor. Com o atual quadro favorável do mercado de trabalho, os consumidores estão aproveitando as taxas de juros mais baixas para quitarem e/ou renegociarem as suas pendências em atraso.

O Indicador subiu 0,5% em outubro/12, atingindo o patamar de 98,5 pontos. De acordo com a metodologia, o indicador possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência, Foi a terceira alta mensal seguida do indicador, após uma sequência de quase um ano de recuos mensais consecutivos, ocorridos a partir de outubro de 2011.

Conforme mostra o indicador, as concessões de crédito ao consumidor permanecerão com baixo dinamismo, tendendo a exibir melhor desempenho somente a partir do primeiro trimestre de 2013, tendo em vista as expectativas de quedas mais consistentes dos níveis de inadimplência, segundo os economistas da Serasa Experian.

Empresas

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas recuou 0,2% em outubro de 2012, atingindo o patamar de 100,1.

Apesar deste recuo mensal, o indicador permanece ainda acima do nível 100, apontando que as concessões de crédito às empresas deverão acompanhar a lenta trajetória de recuperação do crescimento econômico, conforme demonstrado pelo resultado do PIB do terceiro trimestre de 2012, divulgado no último dia 30 de novembro, de 0,6% de crescimento no terceiro trimestre de 2012.

Redação O POVO Online

TAGS