Governo mantém proposta de unificação de alíquota do ICMS
Para conseguir apoio de Estados, período de transição pode ser superior que os oito anos previstos até então. Proposta prevê que as mudanças sejam feitas a partir de 2014 de forma gradual, apesar de resistência de Estados
Mesmo sem consenso entre os Estados, o governo decidiu levar adiante sua proposta de unificação das alíquotas estaduais de ICMS. Segundo o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, uma proposta de resolução com as mudanças deve ir ao Senado na semana que vem.
A intenção do governo é unificar gradualmente em 4% as alíquotas estaduais, que hoje variam de 7% a 12%. A proposta enfrenta resistência dos Estados de Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que usam essa diferença de alíquota para atrair empresas.
VEJA TAMBÉM:
Mantega diz ter pressa na discussão de unificação do ICMS
Mantega propõe unificação do ICMS para acabar com guerra fiscal
Senado aprova alterações no ICMS do comércio eletrônico
Para tentar reduzir a oposição à reforma, Barbosa indicou que o governo pode aceitar um prazo de transição superior aos oito anos previstos até então.
A ideia é que as mudanças comecem em 2014. Havia um desejo do governo de unificar as alíquotas em 2013, mas as negociações ainda não avançaram o suficiente.
Apesar de ainda não haver acordo entre todos os Estados, o governo decidiu jogar a bola para o Congresso, onde as discussões devem continuar ao longo do ano que vem. A unificação das alíquotas pode ser feita por meio de uma resolução do Senado. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Redação O POVO Online