PUBLICIDADE
Notícias

Exportação de manufaturado registra recorde em novembro

15:32 | 03/12/2012
As exportações de produtos manufaturados em novembro registraram o valor recorde para o mês, totalizando US$ 8,259 bilhões. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a média diária de exportação de manufaturados cresceu 5% em relação a novembro de 2011, enquanto que as vendas externas de produtos básicos tiveram queda de 12% e as de semimanufaturados caíram 14%.

No grupo de manufaturados, os embarques foram puxados por plataforma para exploração de petróleo, óleos combustíveis, aviões, laminados planos, açúcar refinado, etanol e bombas e compressores. Nos básicos, as principais foram nas vendas de soja em grãos, café em grão, minério de ferro, fumo em folhas, carne de frango e algodão em bruto. No grupo de semimanufaturados, a retração foi puxado por óleo de soja em bruto, alumínio em bruto, ferro fundido, semimanufaturados de ferro e aço, açúcar em bruto e celulose.

Nas importações, houve aumento de 32,1% nas compras de combustíveis e lubrificantes em relação a novembro de 2011. Por outro lado, tiveram queda as importações de bens de consumo (17,1%), bens de capital (11,5%) e matérias primas e intermediários (4,9%). Segundo o MDIC, no setor de bens de consumo, as principais quedas foram de automóveis de passageiros, móveis, máquinas de uso domésticos, bebidas e tabaco e produtos farmacêuticos. Nos bens de capital, apresentaram queda as importações de maquinaria industrial, máquinas e aparelhos de escritório e equipamento móvel de transporte.

TAGS