PUBLICIDADE
Notícias

Cuidado com as compras por impulso no Natal

10:00 | 03/12/2012

O Natal é uma das melhores datas para o comércio. O clima de compras pode levar o consumidor a comprar mais do que precisa. O ideal é evitar as compras por impulso, segundo especialistas.

O consultor Ricardo Pereira, em artigo no blog Mister Finanças,  destaca a importância do planejamento na hora das compras. Segundo ele, uma atitude perigosa e comum dos consumidores é comprar sem pensar nos meses seguintes. Para Pereira, a primeira grande lição da educação financeira é controlar o impulso da compra.

O planejamento financeiro é um jeito eficaz de controle e que traz um benefício imediato, é saber sustentar e alimentar metas de curto, médio e longo prazo, constantemente reavaliadas e renovadas, completa Pereira.

Quem tem algum tipo de investimento financeiro, não deve resgatá-lo para investir em compras. Segundo Amerson Magalhães, Diretor do Easynvest, o investidor deve descartar a opção resgate nesta época do ano, principalmente se o objetivo for o consumo. “O ideal é aproveitar esta época para aumentar os investimentos”, alerta.

Magalhães lembra que este tipo de descapitalização, realizada apenas com emoção, pode impactar seriamente na rentabilidade esperada pelo investidor. “Aquele que possui seu recurso investido em Tesouro Direto, por exemplo, pode sofrer com uma tributação maior”, aconselha o executivo.

O executivo também recomenda à pessoa física que utilize as verbas extras de final de ano de forma consciente. “Aproveite o novo ano para reorganizar a sua vida financeira. Pague as dívidas contraídas no ano que passou e reserve uma parte para a quitação de despesas previstas para os meses de janeiro e fevereiro, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolares”, sugere.

Redação O POVO Online

 

TAGS