PUBLICIDADE
Notícias

Consumo de gás atinge novo recorde em novembro

15:35 | 27/12/2012
O consumo de gás natural no Brasil cresceu 41,5% em novembro, na comparação com igual mês de 2011, e alcançou a média de 70,9 milhões de metros cúbicos por dia (m?/d), um novo recorde histórico, informou nesta quinta-feira (27) a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Em outubro o consumo já havia batido recorde, segundo a entidade. A Abegás explica que o alto volume é resultado do acionamento das termelétricas, por causa da atual situação dos reservatórios das hidrelétricas, abaixo do nível esperado para o período.

O consumo de gás para geração de energia elétrica quase triplicou no mês passado, para 28,16 milhões de metros cúbicos diários, ante 10,07 milhões de metros cúbicos/dia apurado um ano antes, de acordo com dados da Abegás. O consumo comercial aumentou 6,86% na mesma comparação, enquanto as indústrias consumiram 2,23% menos no mês passado e as residências diminuíram a demanda em 1,93%. O segmento veicular apresentou retração de 4,2%.

No acumulado de janeiro a novembro, o consumo de gás natural cresceu 18,2%. Neste mesmo período, os segmentos residencial e comercial mostraram um crescimento de 5,8% e 5,9%, respectivamente. O segmento industrial registra retração de 1% e o segmento veicular tem queda de 1,3%.

A associação também destaca o consumo por região do País, sendo que o Sudeste segue com o maior consumo médio diário, de 49 milhões de metros cúbicos/dia, seguido pelo Nordeste, com 10 milhões de metros cúbicos/dia. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram 6,9 milhões de metros cúbicos/dia, 2,8 milhões de metros cúbicos/dia e 2 milhões de metros cúbicos/dia, respectivamente.

TAGS