PUBLICIDADE
Notícias

Comércio global cresce pelo 2º mês seguido em outubro

10:47 | 21/12/2012
O volume de comércio global cresceu pelo segundo mês consecutivo em outubro, indicando que a economia mundial está em recuperação. Em seu relatório mensal, o Escritório de Análises de Políticas Econômicas da Holanda, conhecido pela sigla CPB, afirma que o volume de comércio cresceu 0,4%, após avançar 0,7% em setembro.

Segundo o CPB, o aumento foi puxado pelas economias em desenvolvimento. "As importações das economias emergentes continuam a crescer rapidamente, enquanto as importações das economias desenvolvidas como um todo não se alterou", diz o relatório. "As exportações das economias emergentes estão próximas da média de longo prazo, mas nas economias avançadas as exportações sofreram contração."

As importações dos países asiáticos aumentaram 3,1%, enquanto as europeias cresceram 3,6%. Na América Latina, as importações subiram 1,6%; no Oriente Médio e na África, 2,3; já nos Estados Unidos caíram 2,8% e no Japão despencaram 9,6%.

Os dados de outubro são consistentes com outros indicadores da atividade econômica, que recentemente apontaram uma recuperação na China e nos EUA, em contraste com a zona do euro, que deve ter contração no quarto trimestre deste ano. As informações são da Dow Jones.

TAGS