PUBLICIDADE
Notícias

Comércio cearense tem crescimento maior que a média nacional

10:14 | 13/12/2012

O volume de vendas do varejo cearense superou a média nacional. Em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, a expansão foi de 11,7%. No país, o percentual foi de 9,1%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O Ceará está na décima posição entre os estados. No Nordeste, em melhor colocação estão Maranhão (22,7% de crescimento), Paraíba (17,1%).

Entre os setores, combustíveis e lubrificantes alcançou a maior alta no Ceará em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado (28%), seguida por móveis e eletrodomésticos (21%) e farmácia (12,8%).

Segundo o diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Régis Dias, o resultado já era esperado.

Ele explicou que nos meses de outubro, novembro e dezembro, os consumidores normalmente têm recursos extras. O recebimento do 13º salário e da restituição do Imposto de Renda aliados à redução do IPI são alguns dos fatores que levaram à expansão do varejo.

Dias explicou que algumas pessoas anteciparam as compras em outubro para financiar no cartão e no cheque em 30, 90 e até 120 dias.

Para o final de ano, a expectativa é de expansão. “Final de ano é bom para todo o comércio. Existe uma tendência natural de presentear com roupas, perfumes, calçados. mas também há outros segmentos, como supermercados e restaurantes”, destacou.

Redação O POVO Online

Teresa Fernandes

TAGS