PUBLICIDADE
Notícias

Colômbia cresce no menor ritmo em 3 anos

18:22 | 20/12/2012
A economia da Colômbia cresceu no menor ritmo em três anos no terceiro trimestre, com forte queda do setor de construção e fraco crescimento dos setores de energia e mineração.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia cresceu 2,1% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pela agência de notícias estatal, DANE. O crescimento ficou bem abaixo do registrado no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2011, de 4,9%, e é o menor avanço trimestral desde o terceiro trimestre de 2009. Em comparação com o segundo trimestre, a economia caiu 0,7%.

Os dados ficaram bem abaixo da expectativa dos economistas consultados pela Dow Jones, que previam um crescimento de 3,8% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

O setor de construção caiu 12% no último trimestre em relação ao mesmo período de 2011, enquanto os de energia e mineração tiveram um leve crescimento de 0,5%. Os únicos setores que registraram crescimento forte foram o de agricultura e pesca, que cresceram 4%.

O inesperado resultado pode levar o banco central da Colômbia a cortar a taxa básica de juros, atualmente em 4,5%, pelo segundo mês consecutivo nesta sexta-feira. As informações são da Dow Jones.

TAGS