PUBLICIDADE
Notícias

Atividade industrial da Austrália cai em novembro

21:00 | 02/12/2012
A principal medida para atividade manufatureira na Austrália mostrou queda em novembro, o sinal mais recente de que a desaceleração na área de mineração está pesando na economia do país, de predomínio de recursos naturais. O Índice de Atividade Industrial (índice dos gerentes de compras, PMI em inglês) caiu 1,6 ponto em novembro, para 43,6 pontos, ante o mês anterior.

Um número acima de 50 indica expansão da atividade no setor de manufatura, enquanto um nível inferior a este indica retração.

O número mais fraco é divulgado um dia antes da última reunião para decisão de juros pelo Reserve Bank da Austrália (o BC local) neste ano, quando a ampla expectativa é de corte do juro básico em 0,25 ponto porcentual, para 3,0%. O RBA já reduziu o juro em 1,50 ponto porcentual desde novembro do ano passado.

A contração na atividade de manufatura em novembro foi ampla, com declínios agudos nos setores de petróleo, carvão, materiais de construção e metais. Apenas o setor de alimentos e bebidas teve expansão durante o mês em questão.

"A principal preocupação para o setor de manufatura permanece sendo o dólar alto, elevação dos custos de energia e fraca demanda para exportar e nos mercados locais", disse Innes Willox, presidente do Australian Industry Group. As informações são da Dow Jones.

TAGS