PUBLICIDADE
Notícias

Zona do euro quer evitar novo abatimento da dívida grega

11:40 | 04/11/2012
Os ministros da zona do euro estão examinando perto de uma dúzia de opções para ajudar a Grécia a evitar outro abatimento da dívida, diz reportagem da revista Spiegel neste domingo, sem identificar fontes. As ideias listadas no artigo incluem cortes dos juros dos empréstimos que o país recebeu como parte do resgate internacional.

Além disso, o Banco Central Europeu (BCE) aceitaria título da dívida grega com maturidade curta como colateral por um período mais longo do que previamente esperado. O BCE também distribuiria os lucros que ganha com os títulos gregos ao governo da Grécia. O BCE se negou a comentar a reportagem.

Os ministros também estão buscando um modo de securitizar os ativos do estado para tornar mais fácil vendê-los. Outro plano envolveria ter os bancos do país diretamente recapitalizados pelo fundo de resgate da zona do euro, o Mecanismo de Estabilidade Europeia (ESM, na sigla em inglês). Isso ajudaria a alocar recursos para um programa de compra de dívida de longo prazo.

Os ministros das finanças das 20 maiores economias do mundo, o G-20, devem pressionar os colegas europeus a definir como a dívida da Grécia pode ser reduzida a níveis sustentáveis no encontro deste domingo e segunda-feira na Cidade do México. As informações são da Dow Jones.

TAGS