PUBLICIDADE
Notícias

Zona do euro estaria em recessão desde o 3º tri de 2011

10:17 | 15/11/2012
A economia da zona do euro está em recessão desde o terceiro trimestre do ano passado, após a recuperação mais curta de uma recessão anterior desde 1970, segundo o Centro de Pesquisa de Política Econômica (CEPR, na sigla em inglês), que reúne mais de 700 economistas, a maioria de universidades europeias.

Dados divulgados mais cedo pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia, mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) dos 17 países que compõem a zona do euro recuou pelo segundo trimestre consecutivo no terceiro trimestre. Uma definição comum de recessão é dois trimestres seguidos de contração econômica.

O CEPR, no entanto, tem um conceito mais amplo de recessão, que dá ênfase maior ao comportamento do mercado de trabalho. Na zona do euro, o desemprego está em alta desde o segundo semestre de 2011.

"O mercado de trabalho pode não ter se recuperado totalmente da recessão anterior e isso pode ter feito o emprego recuar tão rapidamente", comentou o CEPR.

Dez trimestres de crescimento separaram o fim da recessão europeia que se seguiu à crise financeira de abril de 2009 e o início da nova recessão, que veio na esteira da crise fiscal e bancária da zona do euro, segundo o CEPR. As informações são da Dow Jones.

TAGS