PUBLICIDADE
Notícias

Taxa básica de juros deve ser mantida em 7,25%

09:28 | 27/11/2012

A trajetória de queda da taxa básica de juros (Selic) deve ser interrompida nesta semana. A expectativa do mercado é de que o Comitê de Política Monetária (Copom), com o colegiado de diretores do Banco Central (BC), deverá manter o mesmo índice até o final do ano. O comitê se reúne na tarde desta terça-feira, 27, até a próxima quarta-feira, 28.

A reunião deverá avaliar o desempenho dos principais indicadores macroeconômicos nos últimos 45 dias, no Brasil e no exterior. A avaliação pode determinar uma correção de rumo na taxa Selic.

VEJA TAMBÉM:
Economia deve manter trajetória de crescimento no primeiro trimestre de 2013
Taxas de juros caem pelo oitavo mês seguido
Mercado prevê inflação maior para 2012 e juros menores para 2013

A taxa de juros pode se manter estável em 7,25% durante todo o próximo ano. Esse é o cenário mais esperado, segundo o vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira.

Oliveira explicou que se a crise não se agravar e se a inflação se mantiver próxima ao centro da meta, a tendência é fechar 2013 com juros de 7,25%. A elevação dos juros só deverá acontecer se a inflação se consolidar e a redução deverá vir caso uma crise mais forte chegue à Europa e haja a necessidade de estimular o consumo interno.

O especialista disse que ainda haveria a possibilidade de reduzir as taxas este ano. “Pessoalmente creio que haveria condição de reduzir. Nossa economia ainda está em ponto morto. Entretanto, o Banco Central está preocupado com a inflação no próximo ano”.

Duas etapas de reunião

A reunião do Copom ocorre em duas etapas, terça e quarta-feira, e ao fim da segunda etapa, depois do fechamento dos mercados, o BC emite nota sobre a decisão do colegiado. A informação sobre eventuais alterações na taxa Selic é aguardada com expectativa. O índice sofreu dez reduções seguidas de agosto do ano passado - quando estava em 12,5% ao ano - para cá.

Atualmente, com a taxa em 7,25% - o nível mais baixo da história do Copom, criado em junho de 1996 - a expectativa dos analistas financeiros é que o BC interromperá o processo de redução da Selic. Na semana passada, o presidente do BC, Alexandre Tombini, deu sinais nesse sentido.

Segundo ele, o Copom entendeu que "é preciso manter as condições monetárias estáveis por período suficientemente longo". Com isso, os analistas que há seis semanas apostam na manutenção da Selic no patamar atual, em curto e médio prazo, acreditam que a taxa deve permanecer em 7,25% durante todo o ano de 2013. Com agências.

 

Teresa Fernandes

TAGS