PUBLICIDADE
Notícias

Saiba como usar a restituição do Imposto de Renda que será liberada na sexta-feira

08:12 | 13/11/2012

A Receita Federal vai pagar a 11.354 contribuintes cearenses um montante total de R$ 22,796 milhões a partir da próxima sexta-feira, 16. Os valores são referentes ao sexto lote. Investir ou gastar a restituição do Imposto de Renda? Especialistas defendem que tudo depende do momento de vida de cada um, mas o importante é empregar o recurso extra de forma consciente.

Mesmo com a queda das taxas de juros, se a pessoa física possui dívidas no cheque especial ou no cartão de crédito, esta é a hora de amortizá-la ou quitá-la. Antecipar parcelas de financiamentos, com a obtenção de descontos, também pode ser uma boa pedida, segundo a coordenadora do portal Investmania, Aline Rabelo.

Consulte se está no lote do Imposto de Renda 

“Mas se você não está endividado, pode ser um excelente momento para investir, seja para proteger o seu dinheiro da inflação ou para aumentar seu capital de reserva e realizar um sonho de consumo, como aquela viagem em família ou a aquisição de algum bem no futuro”, orienta.

E se o contribuinte não for utilizar o recurso em curto prazo, há opções de investimentos no Tesouro Direto, os ETFs ou as ações de companhias que apresentam histórico de bons pagamentos de dividendos, recomenda a executiva.

VEJA TAMBÉM
Receita paga restituição do Imposto de Renda a 11.354 contribuintes cearenses
Investimentos isentos de Imposto de Renda ganham espaço com os juros em queda
Classe média é a mais afetada com defasagem na tabela do Imposto de Renda

Restituição

Neste ano, foram restituídos 205.986 contribuintes cearenses que juntos receberam R$ 235,27 milhões. O superintendente da Receita Federal no Ceará, Moacyr Mondardo, explicou que os contribuintes que ainda não foram contemplados têm motivos para achar que podem ter caído na malha fina.

“Quem não foi contemplado até agora, está com 99,5% de estar em malha fina. No Ceará, nós temos um número ínfimo de declarações prontas para restituir”, destacou. Ele explicou que o ideal é que os contribuintes consultem a declaração para verificar pendências.

Redação O POVO Online

TAGS