PUBLICIDADE
Notícias

ONS: chuvas ainda não revertem queda nos reservatórios

16:46 | 12/11/2012
As recentes chuvas ainda não foram suficientes para iniciar uma trajetória de recuperação dos reservatórios das hidrelétricas. Informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgadas nesta segunda-feira (12) mostram que o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste fechou domingo em 34,8%, 7,9 pontos porcentuais acima da chamada curva de aversão ao risco (CAR) - patamar mínimo de armazenamento de água nas usinas para atender com segurança a demanda do mercado. Para efeito de comparação, o nível de água uma semana atrás era de 36,1%, 8,5 pontos porcentuais acima da CAR para a região.

Essas informações constam no Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO). Segundo o documento, o nível dos reservatórios da região Sul fechou domingo em 41,7%, inferior aos 43,5% verificados há uma semana. Atualmente, o volume de água armazenado nas hidrelétricas da região está 28,7 pontos porcentuais acima da CAR. No Nordeste, o nível dos reservatórios das hidrelétricas encerrou domingo em 32,5%, ligeiramente abaixo dos 33% da semana passada. O volume de água nas usinas está 5,6 pontos porcentuais acima da CAR para a região.

No Norte, o nível dos reservatórios no Norte fechou em 39,7%, ligeiramente inferior aos 40,6% da semana anterior - o ONS não informa no documento a CAR para a região. Com isso, os preços da energia no mercado à vista, o chamado preço de liquidação das diferenças (PLD), voltou a subir na última sexta-feira. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o valor do PLD em todas as regiões do País passou de R$ 429,85/MWh para R$ 453,51/MWh para o período válido entre os dias 10 e 16 de novembro, alta de 5,5%.

TAGS