PUBLICIDADE
Notícias

Número menor de dias úteis em setembro influenciou queda do PIB, afirma Mantega

15:51 | 15/11/2012
A primeira queda em cinco meses do indicador do Banco Central (BC) que representa uma prévia da atividade econômica foi provocada pelo menor número de dias úteis em setembro, disse na quarta-feira, 14, o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o efeito estatístico teve maior influência na redução do que o comportamento da economia.

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), divulgado na quinta-feira pelo órgão, apresentou diminuição de 0,52% em setembro em relação a agosto nos dados desassonalizados, que já desconsideram as oscilações típicas da produção em cada mês do ano. Foi a primeira queda registrada em cinco meses.

Parâmetros para comparação
Na avaliação do ministro, o IBC-Br de setembro tem de ser comparado com o mesmo mês do ano anterior, não com o resultado de agosto. "Em 12 meses, o índice cresceu 3% em relação a setembro anterior. As estatísticas não captam a diferença no número de dias úteis. Foram 23 em agosto e só 19 dias em setembro", declarou.

No terceiro trimestre, o IBC-Br registra alta de 1,15% em relação ao trimestre anterior, o que, na avaliação do ministro, é um excelente resultado. “Se o ritmo do terceiro trimestre for anualizado, significa que a economia está crescendo 4,7% ao ano”, ressaltou. Segundo ele, as perspectivas são ainda mais favoráveis para o quarto trimestre.

"A economia está em recuperação. Alguns indicadores precursores da atividade indicam que a economia vai continuar reagindo. A novidade é que os investimentos também começaram a melhorar e vamos entrar 2013 com a economia aquecida", declarou Mantega.

Agência Brasil

TAGS