PUBLICIDADE
Notícias

Mantega fala em 'ver se é viável' detalhar tributos

17:43 | 14/11/2012
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, é favorável "em princípio" à explicitação dos tributos que o consumidor paga na nota fiscal. Um projeto que exige o detalhamento foi aprovado na terça-feira pelo plenário da Câmara dos Deputados. "Defendo a explicitação, mas temos que ver se é viável", disse nesta quarta-feira em entrevista à imprensa. Segundo ele, é uma questão que será avaliada pelo governo e pela presidente Dilma Rousseff.

Mantega não respondeu se a Receita Federal é contrária à proposta. Destacou, no entanto, que é difícil incluir na nota todos os tributos. Citou especificamente o Imposto de Renda (IR). "Os tributos de valor agregado, como ICMS, ISS, PIS e Cofins (são mais fáceis), mas temos outros tributos, como Imposto de Renda, que são uma dedução do desempenho da empresa, o que acontece depois de terminado o ano fiscal."

O ministro avaliou ainda que há problemas operacionais para a implantação da medida depois da nota fiscal eletrônica. "Teremos que modificar todo o sistema. Parece fácil, mas é uma dor de cabeça operacional. Essas são dúvidas. Em princípio, sou a favor, mas temos que levar em consideração essas ressalvas."

TAGS