iPhone tem só 0,4% do mercado de smartphones no Brasil

O smartphone da Apple, o iPhone, representa só 0,4% do total de aparelhos desse tipo no Brasil, segundo levantamento divulgado pelo instituto de pesquisa Kantar Worldpanel. Com mais equipamentos em que pode operar, o sistema operacional do Google, o Android, domina o mercado no Brasil (56,7%).
A consultoria ouviu 24 mil consumidores para chegar a uma amostragem da base instalada de smartphones até 28 de outubro.
Foram contabilizados apenas aparelhos de consumidores, o que descarta os comprados por empresas e cedidos a funcionários. O mercado de smartphones foi analisado conforme o sistema operacional utilizado.
A fatia do iPhone é menor do que a dos celulares que rodam o Bada, programa da Samsung que caiu em desuso. O líder é o Android, do Google.
Esses celulares que acessam a internet e utilizam aplicativos já representam pouco mais da metade das vendas, segundo o Instituto de Pesquisas IDC.
Um dos fatores para o crescimento do Android é que o Google não vende as licenças de uso. Além disso, o preço do iPhone (a partir de R$ 1.499) o posiciona na faixa de celulares de alto valor, que concorrem com outras linhas e mais fortemente com os da família Galaxy, da Samsung.
Mas o iPhone não compete nas faixas de preços baixos (até R$ 600) e médios (de R$ 600 a R$ 900), em que Nokia e Samsung se enfrentam.
Considerando só as vendas, no entanto, o iPhone fica em segundo. A Folha apurou que a Apple respondeu por 8% das vendas no terceiro trimestre. As informações são da Folha de São Paulo.
Redação O POVO Online