PUBLICIDADE
Notícias

Grécia registra superávit em conta corrente em setembro

13:58 | 19/11/2012
A Grécia registrou superávit em conta corrente pelo terceiro mês seguido em setembro, segundo dados do banco central do país divulgados hoje. De acordo com o Banco da Grécia, o resultado em conta corrente do país ficou positivo em 774,6 milhões de euros (US$ 987 milhões) em setembro deste ano, revertendo um déficit de 1,07 bilhão de euros registrado no mesmo período do ano passado.

O superávit em conta corrente em setembro segue-se ao resultado positivo de 42 milhões de euros registrado em julho - o primeiro desde maio de 2010 - e outro de 1,6 bilhão de euros em agosto.

O superávit em conta corrente da Grécia reflete principalmente uma queda acentuada no valor dos bens importados pelo país, excluindo produtos sensíveis a preço, como embarcações e petróleo, que caíram 30% em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 1,67 bilhão de euros. Ao incluir embarcações e petróleo, o déficit comercial total da Grécia caiu de 2,05 bilhões de euros para 1,35 bilhão de euros. A forte desaceleração nos bens importados mais que neutraliza um superávit mais fraco nos serviços, que caíram 3,5%, para 2,05 bilhões de euros.

A maioria dos economistas afirmam que a Grécia poderá registrar um superávit geral na conta de bens e serviços nos próximos dois ou três anos, à medida que sua economia passe por um período prolongado de ajuste. Se conseguir, isso ajudaria a reduzir a necessidade de financiamento externo da Grécia. As informações são da Dow Jones.

TAGS