PUBLICIDADE
Notícias

Governo prepara novas medidas de estímulo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo federal, como forma de continuar estimulando a economia, tomará novas medidas de incentivo.

13:42 | 30/11/2012
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira, 30, estar satisfeito com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,6% no terceiro trimestre em comparação com os três meses anteriores, divulgado nessa manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em contrapartida, afirmou que novas medidas de estímulo estarão sendo preparadas.

“A taxa não foi tudo aquilo que esperávamos, mas estamos na direção certa”, avaliou. Mantega anunciou que o governo federal, como forma de continuar estimulando a economia, tomará novas medidas de incentivo. Segundo ele, essas medidas serão no âmbito do financiamento. O anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias. “Vamos deixar para a próxima semana”, disse.

De acordo com Mantega, a reação da economia brasileira nos últimos trimestres reflete a recuperação de todos os setores econômicos. Porém, o crescimento aquém do esperado, segundo o ministro, surpreendeu o governo. “Não foi tão alto quanto esperávamos. Nenhum analista previu um crescimento inferior a 1%”.

O setor de agronegócios, nas palavras de Mantega, foi a grande alavanca para o resultado de 0,6% de crescimento econômico. “Foi um bom resultado. Isso reflete que esse setor vai ter um recorde na produção de grãos”, avaliou.

A surpresa nos dados do IBGE, para o ministro, foi o desempenho do setor de serviços, que representa mais de 60% do PIB nacional. “A sua variação afeta o PIB e teve crescimento zero”, disse. Para o quarto trimestre, o ministro prevê um crescimento de 1% na economia e, para o próximo ano, o PIB deverá crescer 4%.Com informações da Agência Brasil.

Redação O POVO Online

TAGS