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Governo apresenta planos de ações às TVs por assinatura

17:02 | 30/11/2012
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou nesta quinta-feira, 29, os Planos de Ação exigidos das operadoras para reduzir os índices de reclamação dos consumidores. A partir do plano, as TVs por assinatura devem melhorar a qualidade dos serviços. O objetivo da agência é a redução da quantidade de queixas contra essas empresas caia em pelo menos um terço até dezembro e 2013.

De acordo com a Anatel, o número de reclamações pelos usuários deve sofrer redução de até 35,21%. A meta estipulada pela Agência é chegar a 0,65 reclamação por 1 mil assinantes. Segundo dados da agência, a maioria das reclamações ocorre por cobrança (35,07%), cancelamento (16, 42%) e reparo (13,95%). De modo geral, as prestadoras se comprometem a atuar em três frentes (infraestrutura, comunicação e atendimento).

Após as medidas serem estipuladas, as operadoras apresentaram compromisso de investir R$ 2,5 bilhões em 2013, somados os investimentos previstos mais os necessários para cumprir os planos de ação. As empresas se comprometeram também a ampliar suas centrais de atendimento, modernizar redes de serviço, capacitar equipes de campo aprimorar os meios de comunicação e implementar novos meios de se comunicar com os clientes. Sky e GVT se comprometeram a incorporar os serviços terceirizados de manutenção externa.

Às empresas que não cumprirem as metas apresentadas serão aplicadas multas. De acordo com Marconi Maya, superintendente de serviços de comunicação de massa da Anatel, a medida será tomada porque a punição aplicada recentemente não estadia sendo efetiva ao setor. A pena atual é a proibição da venda de novos planos pelas operadoras.

De novembro de 2011 até este mês, a Anatel aplicou 41 multas por qualidade e 14 multas por ações que feriam o direito do consumidor, totalizando R$ 4 milhões. Segundo Maya, a ideia não é a de a agência arrecade dinheiro com as sanções, mas que o assinante receba serviço de qualidade.

Redação O POVO Online

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