PUBLICIDADE
Notícias

FT: Parlamento grego pede investigação de ex-ministros

13:39 | 02/11/2012
O Parlamento da Grécia pediu para apurar porque dois ex-ministros das Finanças do país não investigaram possíveis sonegadores de impostos da chamada "Lista Largarde" de 2 mil gregos com contas em bancos suíços, informou o jornal Financial Times.

George Papaconstantinou e seu sucessor Evangelos Venizelos, que comandaram o Ministério das Finanças da Grécia, de setembro de 2009 até junho deste ano, poderão enfrentar acusações de negligência criminal se o Parlamento indicá-los para um julgamento, de acordo com especialistas legais.

O pedido do promotor financeiro Gregoris Peponis foi apresentado ontem, um dia depois de um jornalista grego Costas Vaxevanis que publicou a lista ser absolvido da acusação de violação de leis de proteção a dados. Vaxevanis disse que agiu no interesse público ao divulgar a lista na revista Hot Doc, editada por ele.

Papaconstantinou recebeu um disco com a lista de depositantes gregos em 2010 da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Cristine Lagarde, que era ministra das Finanças da França na época, mas não ordenou que fosse realizada uma investigação completa. Ele afirmou que a lista foi "perdida" mais tarde. Venizelos também deixou a questão caducar após assumir como ministro das Finanças em 2011.

TAGS