PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza aparece como segundo destino turístico mais procurado, segundo pesquisa

Estudo encomendado pelo Ministério do Turismo aponta Fortaleza à frente do Rio de Janeiro como destino turístico mais desejado

18:35 | 01/11/2012
NULL
NULL
De acordo com a pesquisa “Caracterização e dimensionamento do turismo doméstico no Brasil – 2010/2011” encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur) à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) Fortaleza aparece como segundo destino turístico mais procurado no Brasil com índice de 10,9% de preferência. A capital cearense estaria à frente do Rio de Janeiro (10,7%) e atrás apenas de Fernando de Noronha (PE) com 13,3%.

Segundo o estudo, os destinos mais visitados relacionam-se à proximidade dos principais emissores, uma vez que 70% dos fluxos ocorrem dentro das próprias regiões. Levando em consideração os destinos mais visitados nas viagens domésticas, por renda, o percentual de maior destaque ficou com as pessoas de renda acima de 15 salários mínimos (2,1%).

Ainda segundo o estudo, Fernando de Noronha (PE), Natal (RN), Gramado (RS), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Maceió (AL), Bonito(MS) e Porto Alegre (RS) despertam maior interesse conforme aumenta a renda dos visitantes. Entre as famílias de renda mais baixas os destinos mais desejados foram Rio de Janeiro (RJ),
Salvador (BA), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Brasília (DF) e Aparecida do Norte (SP).


Levando em consideração os índices por região entre os destinos turísticos “mais sonhados” pelos entrevistados o Nordeste aparece em primeiro lugar, com 54,2% das citações para os residentes de todas as demais regiões. Na sequência encontram-se Sudeste (20,4%), Sul (14,1%).


O estudo compreendeu 137 municípios num total de 11 municípios e 27 capitais. De acordo com o diagnóstico do estudo, em 2011, 44% dos domicílios foi visitado por ao menos uma pessoa. Ainda segundo a pesquisa, o perfil dos entrevistados possui renda média familiar de R$ 2.394,63. Sendo os chefes de família representados por 63% do total. Os homens somam 39,1% e as mulheres 60,9%. A idade média dos entrevistados, segundo o levantamento, ficou em torno de 47,4 anos.

Redação O POVO Online

TAGS