PUBLICIDADE
Notícias

Empreender em Juazeiro do Norte

20:08 | 06/11/2012
NULL
NULL
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que a geração de empregos formais no Brasil em 2011 recuou pouco mais de 25% e ficou abaixo da estimativa do governo, que era de 2,4 milhões de novas vagas.

O ano terminou com 1.944.560 novos empregos criados com carteira assinada, pior desempenho desde 2009, ano afetado pela crise internacional e quando a abertura superou os fechamentos em 1,398 milhão de postos no Brasil. Em 2010, haviam sido criados pouco mais de 2,6 milhões de novos postos.

As mudanças também ocorrem no âmbito das universidades e instituições de ensinos. O diploma de graduação, que era até bem pouco tempo sinônimo de boa colocação no mercado de trabalho, não oferece mais a mesma regalia na situação atual. E o emprego, no sentido comumente aplicado, agora é substituído pelo trabalho, com o desenvolvimento da cultura empreendedora de quem vai entrar ou já está no mercado, até como uma alternativa de fugir das imprevisibilidades econômicas que acabam afetando os empregos formais.

O empreendedorismo é uma visão aplicada à realidade de alunos de algumas instituições de ensino no nordeste, como é caso dos IFCE’s, que já mantém uma parceria com o Seminário Empreender. O reitor do IFCE, Claudio Ricardo Gomes de Lima, ressalta que, desde que foi criado, o Seminário Empreender atua efetivamente na mudança de comportamento das pessoas, permeando a cultura do empreendedorismo, que é uma das vertentes mais modernas de atuação da educação no mercado.

“Eventos como esse são essenciais para o aporte de pequenas iniciativas que estão espalhas pelo Nordeste. Nós do IFCE, fazemos com que nossos alunos tenham acesso à cultura do empreendedorismo, através de programas de incubadoras, cursos, cadeira regular de empreendedorismo, seminários, estudos de casos bem sucedidos”, diz Claudio Ricardo.

O Ceará foi onde o Instituto Federal teve maior crescimento no país nos últimos anos e conta com o maior orçamento da rede nacional, hoje com 29 campi dos 150 existentes no Nordeste. Ao todo, são 428 campi no país e mais de 500 mil alunos. É a sexta instituição nacional com maior capilaridade no território nacional.

Mais:
A caravana do Seminário Empreender chegou nesta terça a Juazeiro do Norte. Realizado no IFCE do município, a abertura do evento foi com o reitor do IFCE, Claudio Ricardo.

Próximas cidades:

Iguatu
Data: 12/11/2012
Local: Teatro Lima Verde

Crateús
Data: 13/11/2012
Local: IFCE Crateús

Tauá
Data: 14/11/2012
Local: Hotel Maria Bastos

Fortaleza
Data: 23/11/2012
Local: Centro de Negócios Sebrae

Informações e inscrições:
www.seminarioempreender.com.br

Redação O POVO Online com infomações da repórter Gigi Borges

TAGS