PUBLICIDADE
Notícias

Economia deve manter trajetória de crescimento no primeiro trimestre de 2013

08:53 | 27/11/2012
NULL
NULL

Durante o primeiro trimestre do próximo ano, o País deverá manter a trajetória de crescimento. O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica cresceu 0,3% em setembro de 2012 frente ao mês de agosto/12, atingindo o valor de 100,5. O índice tem uma metodologia que permite antever os movimentos cíclicos da atividade econômica com seis meses de antecedência, em média.

A alta de 0,3% (a terceira mensal consecutiva desta magnitude) e a consolidação do indicador ligeiramente acima do nível 100 sinaliza que a economia brasileira prosseguirá em trajetória de recuperação do seu dinamismo não apenas no quarto trimestre deste ano, mas também ao longo do primeiro trimestre de 2013, pelo menos.

VEJA TAMBÉM:
Taxas de juros caem pelo oitavo mês seguido
Mercado prevê inflação maior para 2012 e juros menores para 2013
Aplicativo Calculadora do Cidadão permite calcular juros de crédito

Segundo economistas da Serasa, são vários os motivos para a manutenção do crescimento. Entre eles estão o bom momento vivido pelo mercado de trabalho, a manutenção de um patamar mínimo histórico para a taxa básica de juros (taxa Selic), a redução dos níveis de estoques indesejados.

Além disso, está acontecendo a melhora gradativa do grau de confiança dos empresários, elementos que deverão proporcionar taxas superiores de crescimento econômico ao longo do segundo semestre de 2012 e primeiro trimestre de 2013, comparativamente às observadas na primeira metade de 2012, salientam os economistas da Serasa Experian.

Redação O POVO Online

TAGS