PUBLICIDADE
Notícias

Cúpula da UE sobre Orçamento termina sem acordo

15:00 | 23/11/2012
Os líderes europeus não conseguiram chegar a um acordo sobre o orçamento da União Europeia, com os países mais ricos dizendo que as restrições do plano de gastos de sete anos proposto não são suficientes.

As negociações fracassaram no segundo dia da cúpula. O ministro das Relações Exteriores da Bélgica, Didier Reynders, escreveu no Twitter que os líderes deverão se reunir novamente em janeiro em um esforço para selar um acordo sobre o orçamento de 2014 a 2020.

Um fonte europeia afirmou que não era uma questão de um país ameaçar vetar o orçamento proposto pelo Conselho Europeu. Em vez disso, houve um "grupo de contribuintes líquidos" que sentiu que não havia restrição suficiente de gastos nas propostas de Bruxelas. Os contribuintes líquidos são países cuja contribuição para o orçamento é maior que seus benefícios diretos.

Confirmando que as negociações fracassaram, o presidente do Conselho, Europeu, Herman Van Rompuy, declarou que "o trabalho continuará". "Nós precisamos de mais tempo para encontrar uma solução", acrescentou. Segundo ele, "não necessidade de dramatizar" a situação.

Rompuy declarou que foi feito trabalho suficiente para se ter confiança que um acordo pode ser alcançado no ano que vem. As informações são da Dow Jones.

TAGS