PUBLICIDADE
Notícias

Brasil deve retomar crescimento econômico de até 4% em 2013, prevê especialista

09:49 | 20/11/2012

As políticas recentes do governo federal e os sinais positivos da Economia Global apontam para a aceleração da economia brasileira a partir do ano que vem, segundo o economista e professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Eduardo Giannetti da Fonseca. O prognóstico foi feito durante o Fórum Internacional de Seguros para Jornalistas, realizado pela Allianz Seguros, em São Paulo. “Vejo um cenário de retomada da velocidade habitual de crescimento da economia brasileira, com um avanço entre 3,5% e 4% no ano que vem”, afirmou o economista.

Ao contrário das medidas iniciais de combate aos efeitos da crise externa, que tiveram caráter mais casuístico em defesa de alguns setores, como o automotivo, segundo Giannetti, as novas medidas do governo Dilma Rousseff darão mais estímulo a novos investimentos na indústria brasileira, sobretudo com a desoneração da folha salarial e a redução dos custos de energia. “O governo está tomando decisões mais concretas para combater o problema crônico de baixa competitividade do Brasil”, disse.

Também conta a favor, para o economista, a melhoria do cenário na Europa, após o Banco Central Europeu aprovar um colchão de socorro ao sistema financeiro de 500 bilhões de euros para os países do bloco mais afetados pela crise. “O que causa apreensão hoje é China, pois não sabemos ainda qual será o real ritmo de desaceleração da sua economia no ano que vem”, apontou.

Mercado de seguros deverá crescerá

O diretor de Gestão de Mercado e Estratégia da Allianz Seguros, Felipe Gomes, destacou que, à diferença de outros setores econômicos mais afetados pelo cenário externo, a indústria do seguro apresenta perspectivas positivas de crescimento no país.

“O acesso de milhões de novos consumidores e os indicadores positivos da economia apontam para um longo período de crescimento anual na casa dos dois dígitos no Brasil”, afirmou. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o setor de seguros apresentou alta de 23,2% entre janeiro a julho de 2013, totalizando arrecadação de R$ 71,6 bilhões no período. Os dados não incluem o segmento de saúde.

Os sinais positivos da economia do Brasil, sobretudo com a tendência de redução dos juros por período prolongado, levarão a uma mudança na gestão das grandes seguradoras, aponta o diretor financeiro da Allianz Seguros, José Garcia. “O mercado vai mudar muito no Brasil, terá que buscar mais eficiência para se adaptar a uma mudança no perfil de rentabilidade em um cenário de juros muito baixo. Os ganhos serão cada vez mais operacionais será necessário adotar medidas para garantir excelência na gestão”, avaliou.

Redação O POVO Online

TAGS