PUBLICIDADE
Notícias

Brasil cresce menos do que seus pares do Brics

11:10 | 30/11/2012
O Brasil voltou a registrar, no terceiro trimestre de 2012, o pior crescimento econômico na comparação com seus pares no grupo BRICS. Na comparação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre com igual período do ano anterior, o crescimento brasileiro de 0,9% ficou atrás da China (7,4%), Índia (5,3%), Rússia (2,9%) e África do Sul (2,3%).

Esses países não divulgam dados na base de comparação do trimestre com o trimestre imediatamente anterior, destacou a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis. Nessa base de comparação, o crescimento do PIB brasileiro no terceiro trimestre (0,6%) ficou atrás do Chile (1,4%), Reino Unido (1,0%) e dos Estados Unidos (0,7%).

Rebeca chamou a atenção para o crescimento do Reino Unido, segundo ela creditado pela imprensa local à realização das Olimpíadas em Londres neste ano. "É o que dizem", afirmou, em entrevista após a divulgação dos números do PIB no terceiro trimestre, nesta sexta-feira.

Por outro lado, o crescimento do Brasil superou o do México (0,5%). O quadro na Europa ainda é recessivo, com retração na Espanha (0,3%), Holanda (1,1%), Itália (0,2%) e em Portugal (0,8%). O Japão também teve retração, de 0,9%.

TAGS