PUBLICIDADE
Notícias

BoE deveria revisar métodos de previsões, sugere estudo

10:22 | 02/11/2012
O Banco da Inglaterra (BoE, em inglês) teve desempenho pior nas previsões para o crescimento econômico e inflação durante os últimos cinco anos que autoridades monetárias de outras economias e deveria considerar uma revisão de seus métodos de projeções, de acordo com um relatório de avaliação divulgado nesta sexta-feira.

O conselho de diretores do BOE pediu a David Stockton, ex-diretor da divisão de pesquisa e estatísticas do sistema do Federal Reserve (Fed), que realizasse uma revisão do desempenho de previsão do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Reino Unido nos cinco anos que começaram a partir da crise financeira que levou à falência do Lehman Brothers em 2008.

Em um relatório, Stockton afirmou que o desempenho de previsão do Comitê durante os últimos cinco anos foi notavelmente pior que o apresentado antes da crise e marginalmente pior que a média das previsões de outros países.

Segundo ele, as previsões do Comitê superestimaram frequentemente o crescimento econômico e subestimaram o provável ritmo da inflação, erros que o órgão atribui a fatores incluindo uma produtividade inesperadamente fraca, por exemplo, e surpresas nos preços das commodities. Stockton afirmou que a explicação do Comitê dos erros são persuasivas, mas levantam dúvidas, no entanto, sobre os métodos de previsão do BOE.

O BOE afirmou que avaliará como fazer mudanças a partir do ano que vem para melhorar seu desempenho após a revisão, bem como dois outros relatórios que examinaram sua projeção de liquidez para o sistema bancário.

O ex-membro do Comitê do BoE Ian Plenderleith afirmou em um estudo que o banco deveria assegurar que pode ainda fornecer assistência de liquidez emergencial rápida para os bancos se for necessário no futuro, mesmo se os mercados financeiros voltarem à calmaria.

Plenderleith e Bill Winters, ex-executivo do JPMorgan Chase que fez parte da Comissão Independente sobre Bancos do Reino Unido, afirmou que a ajuda de liquidez deveria também ser oferecida à empresas que não são bancos se houver o risco para o sistema financeiro como um todo. O BoE afirmou em resposta que estudará dar acesso para algumas entidades de suas linhas de financiamento regular a algumas dessas empresas.

As três revisões independentes sobre o desempenho do BoE foram divulgadas em um momento que o Banco Central se prepara para receber uma série de novos poderes de supervisão financeira após a dissolução da atual regulador bancário, a Autoridade de Serviços Financeiros, no próximo ano. As informações são da Dow Jones.

TAGS