PUBLICIDADE
Notícias

BC grego cobra decisão de ministros da zona do euro

18:25 | 24/11/2012
O presidente do Banco Central da Grécia, George Provopoulos, disse que os ministros de Finanças dos países da zona do euro (Eurogrupo) devem chegar nesta segunda-feira a uma decisão sobre como colocar a Grécia novamente em um caminho de crescimento sustentável.

"A indecisão é prejudicial porque mantém as incertezas", disse Provopoulos em entrevista publicada no jornal To Vima. Uma decisão na segunda-feira "mudará a impressão negativa criada nos últimos dias."

Os ministros de Finanças da zona do euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI) não conseguiram chegar a um acordo após quase 12 horas de conversas em Bruxelas esta semana. Em reunião na segunda-feira, eles tentarão resolver suas diferenças quanto a um complicado pacote de medidas que tem como objetivo reduzir a dívida grega a um nível que seja aceitável para o FMI.

As discussões têm sido intensas porque todos os elementos desse pacote implicam perdas e decisões políticas difíceis para todos os credores que estão bancando a ajuda à Grécia.

Provopoulos também disse na entrevista que o ano de 2014 marcará o início de uma recuperação para a economia grega e que o país terá recuperado totalmente sua competitividade ao final de 2013.

Quanto ao rígido programa de austeridade imposto por credores internacionais, o presidente do banco central disse que não há outro caminho para a Grécia. As informações são da Dow Jones.

TAGS