PUBLICIDADE
Notícias

Bate recorde número de brasileiros que limparam nome este ano

De janeiro a outubro de 2012, cerca de 16 milhões de consumidores regularizaram todas as suas pendencias financeiras

09:17 | 29/11/2012
NULL
NULL

Entre janeiro e outubro deste ano, cerca de 16 milhões de consumidores renegociaram o pagamento de contas atrasadas. O número de brasileiros que procuraram os credores para pagar dívidas em atraso e limpar o nome este ano foi recorde, segundo estudo do Serasa Experian.

O aumento foi de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de pessoas que entraram na base de inadimplentes no mesmo período, 21,5 milhões, cresceu menos, 9,5%.

VEJA TAMBÉM:
Sobe inadimplência do consumidor de Fortaleza
Inadimplência do consumidor cresce 10,5% em julho
Inadimplência do consumidor registra maior alta em uma década

“Quando avaliamos que cada consumidor inadimplente tem em média cerca de 5 dívidas em atraso e que para sair da base de inadimplentes, ele precisa regularizar todas as pendências, podemos interpretar como ótima notícia que beneficia consumidores e empresas”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina.

Momento econômico

Segundo Loureiro, o momento econômico foi o maior responsável pela recuperação de crédito. “O bom momento vivido pelo mercado de trabalho no país, com as taxas de desemprego em patamares baixos e ganhos salariais acima da inflação, está motivando as pessoas a quitar suas dívidas”, diz.

Para quem está endividado ou inadimplente e perdeu o controle das dívidas, o primeiro passo é buscar a renegociação, segundo o Serasa Experian. O consumidor deve utilizar o 13º salário para organizar a vida financeira. Ele mesmo pode regularizar suas dívidas diretamente com os credores, sem precisar contratar serviços de terceiros.

 

Dicas para uma renegociação bem sucedida:
Antes de renegociar, faça as contas e leve anotada uma proposta dentro do seu orçamento. Dica: Jamais recorra ao cheque especial ou a empréstimos com taxas muito altas. Busque opções mais baratas, como o crédito consignado, por exemplo.
Na hora de renegociar, leve as contas em atraso, cartas de cobrança e outros documentos que possam ajudar na negociação.
Avalie com calma as suas reais condições financeiras para pagar as dívidas: se você precisa de prazo, de desconto, ou das duas coisas.
Fale abertamente com o atendente que irá avaliar o seu caso, deixando claro os motivos que fizeram você deixar de pagar as contas.
Ouça a proposta que o atendente irá lhe apresentar e, caso não esteja acessível a você, procure apresentar uma sugestão mais próxima das suas condições.
Ao fechar a renegociação, lembre-se sempre de pegar o comprovante que formaliza o acordo sobre o pagamento da dívida.
Não caia no golpe de supostas empresas que dizem recuperar o seu crédito de maneiras milagrosas.
As únicas formas de regularizar uma dívida são efetuando o pagamento ou fazendo um acordo formal com a empresa credora.
Você mesmo pode renegociar a sua dívida e não precisa pagar a ninguém para fazer isso.
10ª A renegociação de dívidas mostra que você quer pagar o que deve e é o único caminho para a solução de seus problemas financeiros. Valorize essa oportunidade e cumpra o acordo realizado.

Redação O POVO Online

TAGS