PUBLICIDADE
Notícias

Atividade industrial volta a recuar em setembro

15:33 | 07/11/2012
O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), apurado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), registrou recuo de 0,6% no mês de setembro, na comparação com agosto. A queda ocorre depois de dois meses de avanço, em julho e agosto. No acumulado do ano, o indicador é negativo em 0,6%. Na comparação de setembro com o mesmo período de 2011, a queda é de 2,4%, mas segundo a Fiergs, neste caso há a influência do calendário com menos dias úteis.

O recuo no desempenho da indústria em setembro, quando comparado a agosto, foi devido à piora em todos os indicadores que formam o IDI-RS: horas trabalhadas na produção (-1,1%), utilização da capacidade instalada (-0,3%), compras (-0,2%), faturamento (-0,1%), massa salarial (-1,4%) e emprego (-0,4%). Na comparação com o mesmo período de 2011, a massa salarial avança 0,7%, e a utilização da capacidade instalada, 0,5%.

Por meio de nota o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, avaliou que, "apesar das medidas de estímulo do governo, tais como redução dos juros e incentivos fiscais, as dificuldades estruturais têm sido maiores, com destaque para alta carga tributária, infraestrutura precária, falta de mão de obra qualificada e elevados custos do trabalho".

TAGS