PUBLICIDADE
Notícias

Atividade econômica sobe 0,2% em setembro, diz Serasa

11:00 | 26/11/2012
O Indicador de Atividade Econômica, divulgado nesta segunda-feira pela Serasa Experian, registrou alta de 0,2% em setembro ante agosto, já descontadas as influências sazonais. Com o resultado, o índice acumulou ganho de 1% nos três primeiros trimestres deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Na comparação do terceiro com o segundo trimestre de 2012, a alta da atividade econômica também foi de 1%, já descontados os fatores sazonais.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o terceiro trimestre representou um momento de reativação da atividade econômica, após um período de baixo dinamismo verificado desde o início do segundo semestre do ano passado.

"Reduções sistemáticas das taxas de juros, incentivos fiscais em setores específicos (veículos, linha branca, etc.), estabilização da inadimplência e mercado de trabalho aquecido têm ajudado a impulsionar a economia a partir do segundo semestre deste ano", informou a empresa, por meio de nota.

Do ponto de vista da oferta agregada, o setor de serviços, que acumula alta de 2% nos primeiros nove meses deste ano, surge como o principal motor da atividade econômica em 2012. Em contrapartida, o crescimento da atividade econômica não tem sido mais intenso no período por causa dos recuos de 1,9% e de 0,8% verificados na atividade agropecuária e no setor industrial, respectivamente.

Pelo lado da demanda agregada, o consumo do governo, com crescimento acumulado de 4,1% no ano até setembro, e o consumo das famílias, com avanço de 3,2% no mesmo período, têm importante papel na sustentação da atividade econômica em 2012.

"Já os investimentos (formação bruta de capital fixo) estão apresentando fraco desempenho em 2012, acumulando retração de 4,4% nos nove primeiros meses deste ano, sendo o principal fator a pesar negativamente sobre o desempenho da atividade econômica neste ano", observa a empresa na nota.

TAGS