PUBLICIDADE
Notícias

Vendas a prazo caem 1,1% em setembro, aponta ACSP

19:33 | 01/10/2012
O Indicador de Movimento do Comércio (IMC), que acompanha as vendas a prazo, caiu 1,1% em setembro, na comparação com igual período de 2011. Neste ano, o mês de setembro teve um dia útil a menos, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), responsável pelo levantamento.

O Indicador de Consultas de Cheque (ICH), que acompanha as vendas à vista, registrou alta de 0,1%, na mesma base de comparação. A ACSP se baseou em amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Na comparação de setembro com agosto, o IMC registrou queda de 4,1% e o ICH caiu 11,5%. O resultado se deve à base de comparação mais alta de agosto, por conta do Dia dos Pais, e também pela antecipação de compras dos consumidores que temiam o fim dos incentivos fiscais no mesmo mês. "Considerando a continuidade dos estímulos financeiros e fiscais, a geração de empregos, a alta da massa salarial e a sinalização favorável de queda na inadimplência, a perspectiva é que as vendas acelerem nesse último trimestre", afirmou o presidente da ACSP, Rogério Amato, em nota distribuída à imprensa.

Também medido pela ACSP, o Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), que acompanha os registros recebidos/carnês em atraso, apresentou alta de 1,5% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2011. Já o Indicador de Recuperação de Crédito (IRC), que analisa os registros cancelados/renegociações de crédito, subiu 25,5% na mesma base de recuperação. Ante agosto, o IRI caiu 8,9% em setembro e o IRC subiu 15,3%.

Para a associação, a recuperação de crédito "está sendo impulsionada pelas grandes campanhas de renegociação; pela antecipação do décimo terceiro salário dos aposentados; e pela iniciativa do consumidor, que antecipou suas compras em agosto e não fez novas dívidas em setembro". Os dados apontam que a inadimplência teve leve queda em setembro, de acordo com a ACSP.

TAGS