PUBLICIDADE
Notícias

Venda de materiais de construção cai 2,5% em setembro

11:28 | 08/10/2012
As vendas de material de construção no varejo em setembro caíram 2,5% ante agosto. Na comparação com setembro de 2011, a queda foi mais acentuada, de 6%. Com o resultado do último mês, as vendas de materiais de construção em 2012 acumulam queda de 2,5%, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Segundo o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, o principal fator que influenciou a queda no faturamento foi a greve dos bancos no final do mês passado. "Com o início da greve no setor bancário e a forte dependência que o setor tem do movimento de cheques, bem como a dificuldade dos correntistas para obter informações referentes aos saldos, vimos as vendas despencarem na última semana, o que prejudicou o resultado final", afirmou Conz, em nota.

A Anamaco observou que, assim que foi normalizado o movimento bancário, as vendas retomaram o movimento crescente. Para outubro e novembro, a associação espera um forte incremento de vendas, pois normalmente são os melhores meses para o setor. Na avaliação de Conz, a comercialização tende a crescer, impulsionada principalmente por ofertas mais agressivas de crédito para compra de materiais.

O movimento é encabeçado pela Caixa Econômica Federal, que reduziu os juros do Construcard - linha para financiamento de materiais - para um patamar a partir de 1,40% ao mês, com prazo de pagamento em até 96 meses. O banco criou também condições facilitadas para famílias mais pobres, com renda mensal de até R$ 1.600,00, que poderão tomar empréstimos a juros de 0,90% ao mês mais taxa referencial, e prazo de até 72 meses para pagar.

A Anamaco também destacou a nova linha do Banco do Brasil em parceira com a associação, que oferece crédito com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês. Entre os bancos privados citou o programa João-de-Barro, do Bradesco, com prazo de até 48 meses e taxas a partir de 1,89% ao mês.

TAGS