PUBLICIDADE
Notícias

Subsídio ao consumo da classe média prejudica Petrobras, diz jornal

07:16 | 08/10/2012
O jornal britânico Financial Times (FT) criticou as influências políticas na estatal brasileira Petrobras em uma reportagem publicada nesta segunda-feira, 8, e culpou os subsídios ao consumo de combustível pela classe média do País pelos problemas financeiros da empresa.

As críticas foram feitas na reportagem intitulada 'Da favela à mesa de decisões', em que o jornal faz um perfil da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.

“A já antiga política do governo de manter os preços dos combustíveis no mercado doméstico artificialmente baixos forçou a Petrobras a importar petróleo com prejuízo para satisfazer à demanda insaciável da classe média brasileira”, afirma o jornal, após classificar a Petrobras como uma das “empresas com pior performance” do setor e enfatizar a queda de 20% das ações da empresa nos últimos dois anos.

O jornal lembra que, em 2006, o governo permitiu um aumento 'moderado' dos preços da gasolina e do diesel, mas faz a ressalva de que essa foi a primeira elevação de preços desde 2006. Na entrevista ao Financial Times, Foster teria dito que “faria sentido fazer mais ajustes no tempo certo”, embora tenha evitado críticas diretas ao governo. As informações são do portal R7.

Redação O POVO Online

TAGS