PUBLICIDADE
Notícias

Só exportação de manufaturados cresce em setembro

15:51 | 01/10/2012
As exportações de manufaturados foram as únicas a registrar crescimento em setembro na comparação com igual mês do ano passado. A expansão foi de 2,9%, enquanto as vendas externas de semifaturados caíram 15,6%, e as de básico tiveram queda de 7,9%.

Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), aumentaram os embarques de máquinas para fabricação de celulose, óleos combustíveis, etanol, motores e geradores elétricos, suco de laranja não congelado, laminados planos de ferro ou aço, veículos de carga, açúcar refinados e automóveis de passageiros.

Nas importações, só houve aumento nas compras de bens de capital, que subiram 9,3% em setembro. As importações de combustíveis e lubrificantes caíram 21,6%, a de matérias primas e intermediários, -3,6%; enquanto que a queda nas compras internacionais de bens de consumo foi de -1,9%.

No acumulado do ano até setembro as três categorias de produto acumulam queda nas exportações. Vendas externas de produtos semimanufaturados caíram 11% e as de básicos caíram 5,4%, enquanto que o recuo nas vendas de manufaturados foi de 2,4% em relação a igual período de 2011.

Nas importações, as compras de bens de capital acumulam alta de 2,1% no ano e as de bens de consumo, 0,2%. Por outro lado, as importações de matérias primas e intermediários caíram 3,3% e a de combustíveis e lubrificantes, -1,4% de janeiro a setembro deste ano.

TAGS