PUBLICIDADE
Notícias

Senai de Piracicaba (SP) tem 19,5 mil à espera de curso

16:38 | 03/10/2012
O número de trabalhadores que aguardam vaga no curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Piracicaba, no interior paulista, destinado à qualificação de pessoal para vagas no setor automotivo, chega a 19,5 mil. A demanda pelo curso de Montagem de Sistemas Automotivos cresceu rapidamente assim que a Hyundai assinou convênio com o Senai para escolher a mão de obra da sua fábrica na cidade, que começou a operar no último dia 20. A procura foi tão grande que o Senai encerrou as inscrições para turmas futuras até a redução da fila.

Durante as 60 horas de atividades do curso, os alunos aprendem 20 tarefas típicas de uma linha de montagem. O agente de treinamento do Senai em Piracicaba Marcos Wagner Gozzo disse que a maior parte dos trabalhadores cadastrados à espera do curso está sem ocupação fixa e possui entre 20 e 35 anos. "A maioria dos inscritos está desempregada, mas há quem procura o primeiro emprego e aqueles que já trabalham", afirma. Praticamente todos são do município de Piracicaba ou de cidades que ficam no raio de 50 quilômetros da fábrica da Hyundai. Ainda, um quarto dos cadastrados são mulheres.

A primeira turma de 40 pessoas do curso se formou em maio do ano passado. Como houve 86 turmas, praticamente 3.500 trabalhadores já foram capacitados para trabalhar na Hyundai, na Caterpillar ou na Case New Holland, as montadoras instaladas na região de Piracicaba. Pelo convênio com a Hyundai, o Senai envia regularmente à montadora informações sobre notas e presença do aluno. A empresa, em um segundo momento, escolhe o funcionário a partir dessas informações.

A montadora coreana ainda contratará 400 pessoas para atingir o total de 2 mil funcionários na planta que fabricará o HB20, veículo desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro e que marca a entrada da Hyundai no segmento de carros populares. A empresa espera produzir 150 mil veículos ao ano quando estiver com dois turnos em operação, o que deve ocorrer a partir de novembro.

TAGS