PUBLICIDADE
Notícias

S&P rebaixa rating da Espanha

18:22 | 10/10/2012
A Standard & Poor's Ratings Services anunciou nesta quarta-feira o rebaixamento do rating de longo prazo da Espanha para BBB- de BBB+ e o de curto prazo para A-3 de A-2., e manteve a perspectiva negativa.

De acordo com a S&P, o rebaixamento "reflete nossa visão de aumento dos riscos para as finanças públicas da Espanha devido ao crescimento das pressões econômicas e políticas". Segundo a agência, as respostas do governo provavelmente serão reduzidas pelo aprofundamento na recessão econômica, o que pode levar a um aumento no descontentamento social e nas tensões entre o governo central e os governos regionais.

Na visão da S&P, a capacidade das instituições políticas na Espanha de lidar com os desafios sérios impostos pelo atual ambiente econômico e a crise financeira está diminuindo, uma das razões que provocou a revisão do rating de crédito soberano do país em duas notas.

Com a aproximação das eleições locais e com vários governos regionais enfrentando dificuldades financeiras significativas, as tensões entre os governo regionais e central estão crescendo, levando a uma diluição insustentável das decisões políticas. "Esses problemas domésticos limitam as opções políticas do governo central", afirmou a S&P.

"Ao mesmo tempo, a Espanha passa por uma severa e profunda recessão econômica como ficou refletido em nossa projeção para o PIB real para -1,8% em 2012 e -1,4% em 2013."

A perspectiva negativa da S&P reflete a visão de que os riscos domésticos e externos para a posição financeira da Espanha, e o impacto que pode ter esses riscos para a solvência do país. As informações são da Dow Jones.

TAGS