PUBLICIDADE
Notícias

Redução diminui inflação dos carros

De acordo com IBGE, o consumidor pagou, em média, 6,11% a menos por um automóvel novo em 2012

11:01 | 25/10/2012

A compra de veículos novos ou usados ou a utilização de produtos e serviços relacionados ao veículo ficou mais barato ou subiu abaixo da inflação neste ano graças à redução de IPI e à maior concorrência do setor, inclusive após a invasão de importados beneficiados pelo câmbio.

Além da facilidade de prazos e custos financeiros, o consumidor pagou, em média, de janeiro a outubro, 6,11% a menos por um automóvel novo neste ano, segundo levantamento da Folha com base em dados do IBGE.

Com essas quedas e outras altas em níveis moderados, a "inflação do carro" ficou negativa neste ano em 2,07%, variação do subgrupo veículo próprio do IPCA-15 de janeiro a outubro.

Desde 2008, o preço final ao consumidor dos carros novos e usados está em queda, mas neste ano a previsão da consultoria LCA é de retrações recordes: 5,9% e 10,1%, respectivamente.

A consultoria prevê uma recuperação dos preços dos carros novos em 2012 com alta de 2%. De acordo com o IBGE , o IPI menor provocou também a deflação dos automóveis usados, já que seus preços são regulados pela oferta de veículos novos.

Já a maior penetração de veículos, segundo o incluindo as classes mais baixas de renda, provocou a maior procura de alguns serviços, cujos preços aumentaram -na esteira também da pressão de custos, como o reajuste do salário mínimo. Com informações da Folha de São Paulo.

Redação O POVO Online

TAGS