PUBLICIDADE
Notícias

Queda de preços do atacado chegará ao varejo

15:27 | 19/10/2012
A queda de preços dos produtos agrícolas no atacado tende a alcançar o varejo a partir de dezembro, projeta o analista da consultoria Tendências Thiago Curado. A influência, no entanto, não será suficiente para derrubar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para um patamar abaixo de 0,50%, o que só deve ser alcançado passados os próximos quatro meses.

Até lá, continuarão pressionando a inflação os preços de serviços, da alimentação fora de casa, do aluguel e do vestuário, que funcionarão como um contraponto à queda dos preços dos alimentos, avalia a Tendências. Curado ressalta que, como acontece todo ano, alguns preços ainda devem subir por causa do período de festas e pressionar o IPCA para cima. É o caso dos vestuários.

O IPCA é o indicador calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), utilizado pelo governo no controle da inflação. Nesta sexta-feira, foi divulgado o IPCA-15, que funciona como uma espécie de prévia do IPCA. O indicador captou aceleração da inflação, de 0,48% em setembro para 0,65% em outubro.

TAGS