PUBLICIDADE
Notícias

Produção de petróleo do Irã é a menor em 23 anos

15:51 | 12/10/2012
A Agência Internacional de Energia (AIE) informou nesta sexta-feira que a produção de petróleo do Irã caiu em setembro para 2,63 milhões de barris por dia, abaixo dos 2,85 milhões de barris produzidos em agosto e o menor nível em quase 23 anos, segundo noticiou o jornal britânico Financial Times.

Ainda de acordo com os dados da AIE, as exportações de petróleo do Irã caíram para 860 mil barris por dia em setembro. "Embora muitos acreditassem que as sanções internacionais perderiam alguma força em setembro, com os exportadores iranianos e alguns de seus clientes procurando formas de driblar a fiscalização, na verdade o cumprimento das sanções parece ter aumentando", comenta a agência.

Separadamente, diplomatas da União Europeia informaram que chegaram hoje a um acordo preliminar para um novo pacote abrangente de sanções contra o Irã, em uma tentativa de forçar o país a se sentar na mesa de negociação para discutir suas atividades nucleares.

As medidas, que vão se focar nos setores de energia, comércio, financeiro e de transporte, foram aprovadas após várias semanas de conversas entre os membros do bloco europeu. Elas devem implementadas após a aprovação pelos ministros de Relações Exteriores da UE, que se reúnem na segunda-feira em Luxemburgo.

"Nós vemos essas sanções com um passo potencialmente muito importante. Essas medidas são a segunda ação mais importante que nós tomamos contra o Irã, após a proibição das importações de petróleo", disse um diplomata da UE. "A questão é urgente e nós precisamos lidar com a capacidade do Irã de buscar um programa nuclear", acrescentou.

As novas medidas devem incluir a proibição de importações de gás natural do Irã e de exportações de grafite, aço, alumínio e outros metais para o país. As informações são da Dow Jones.

TAGS