PUBLICIDADE
Notícias

Portabilidade ajuda banco público a avançar no crédito

17:40 | 02/10/2012
Os bancos públicos foram os que mais receberam dívidas portadas de outras instituições financeiras no primeiro semestre, informou nesta terça-feira o Banco Central (BC) no Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente a junho de 2012. O documento do BC, no entanto, apenas menciona que houve essa movimentação, mas não apresenta números sobre quanto do crédito migrou de um tipo de instituição para outro.

Segundo o BC, a redução dos juros foi determinante para o aumento da portabilidade de crédito no período, tanto da quantidade quanto do volume, que atingiram os maiores valores até hoje registrados e "com indicação de continuidade no movimento ao longo dos próximos meses". "Como esperado, as instituições públicas, que reduziram suas taxas de juros de forma mais significativa, foram as que mais receberam créditos portados de outras instituições", diz o BC.

A portabilidade é um dos fatores que contribuiu para que os bancos públicos aumentassem sua participação no crédito de 43,5%, no final de 2011; para 45,1%, em junho de 2012. Nos privados nacionais, a participação caiu de 39,2% para 38% na mesma comparação. Nos estrangeiros, de 17,3% para 17%.

TAGS