PUBLICIDADE
Notícias

Pedido de falências sobe 8,7% em setembro, diz Boa Vista

15:49 | 03/10/2012
O número de pedidos de falência subiu 8,7% no País em setembro na comparação com agosto, de acordo com a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Na comparação com igual mês de 2011, houve crescimento de 103,1% no número de falências. O resultado de setembro também levou o indicador a acumular alta neste ano de 27,4% na comparação com os nove meses de 2011.

De acordo com o levantamento da empresa, as falências decretadas cresceram 3,5% de agosto para setembro. Ante setembro do ano passado, o número subiu 35,4%. Na comparação do acumulado deste ano com igual período de 2011, a quantidade de falências decretadas subiu 8,4%.

Os pedidos de recuperação judicial também cresceram. A alta foi de 6,7% em setembro sobre agosto e de 179,4% ante setembro de 2011. No acumulado do ano, os pedidos de recuperação judicial cresceram 94,5% ante igual período de 2011.

O deferimento dos pedidos de recuperação também subiu nas três bases de comparação. De agosto para setembro, o número de recuperações judiciais decretadas subiu 12,3%. Ante setembro de 2011, o crescimento foi de 128,6%. No acumulado do ano, o indicador de falências decretadas acumula alta de 56% ante o mesmo período de 2011.

A avaliação da empresa é de que o a desaceleração econômica observada neste ano ainda prejudica o desempenho financeiro e a capacidade de pagamento das empresas. Além disso, a recente elevação da inadimplência, de acordo com a Boa Vista Serviços, também gera reflexos no caixa das empresas.

"A retomada esperada para o segundo semestre, o cenário favorável do mercado de trabalho, a redução das taxas de juros e a manutenção das isenções de impostos em alguns setores da economia ainda não aliviaram os riscos de insolvência, mas podem contribuir para a diminuição dos efeitos da redução na atividade ainda este ano", trouxe a nota da empresa.

TAGS