PUBLICIDADE
Notícias

Opep reduz projeção de demanda de petróleo para 2012

12:38 | 10/10/2012
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou hoje um relatório com um cenário desanimador para a economia mundial, reduzindo a previsão de crescimento da demanda por petróleo deste ano e alertando sobre mais possível desaceleração em 2013.

Em seu documento mensal, a Opep previu que a expansão da demanda mundial vai perder ritmo para 800 mil barris por dia (bpd) em 2012, 100 mil bpd a menos que projeções anteriores. A demanda total por petróleo é estimada em 881.81 milhões de bpd este ano.

A previsão de crescimento para 2003 foi mantida, em 800 mil bpd, mas a Opep alertou que "incertezas consideráveis" podem reduzir o número em até 20%.

O crescimento econômico deverá ocorrer principalmente nos mercados emergentes, mas estes países dependem de exportações para economias desenvolvidas, que têm apresentando fraco desempenho este ano, comentou a organização. Além disso, melhorias na economia global dependem do sucesso de ações implementadas por governos e bancos centrais, disse a Opep no relatório.

"Os riscos para a previsão de 2013 são basicamente para baixo, devido à turbulência na economia mundial", afirmou a entidade.

Segundo dados de fontes secundárias, a produção dos países da Opep caiu quase 265 mil bpd em setembro ante agosto devido a quedas na contribuição de Angola e Nigéria, mas se manteve acima de 31 milhões de bpd.

Na Arábia Saudita, a produção subiu para 9,85 milhões de bpd em setembro, de 9,81 milhões de bpd em agosto, de acordo com as mesmas fontes, enquanto no Irã o volume ficou estável no mês passado, em 2,72 milhões de bpd, após vários meses de declínios. As informações são da Dow Jones.

TAGS