PUBLICIDADE
Notícias

Mercado sobe previsão de inflação deste ano, mas prevê baixa em 2013

Expectativa do mercado permanece com juros estáveis em 2012. Para ano que vem, analistas passaram a apostar em alta menor dos juros

09:27 | 01/10/2012
Os economistas do mercado financeiro elevaram sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, mas reduziram sua previsão para a alta da inflação em 2013, segundo o relatório de mercado, também conhecido como Focus, divulgado nesta segunda-feira, 1º, pelo Banco Central. O documento é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

A expectativa do mercado financeiro para o IPCA deste ano passou de 5,35% para 5,36%. Foi a décima segunda semana consecutiva de aumento na previsão. Para 2013, a estimativa dos analistas dos bancos para a inflação recuou de 5,50% para 5,48%.

As mudanças nas estimativas do mercado financeiro acontecem após a divulgação do relatório de inflação pelo Banco Central. No documento, a autoridade monetária subiu sua previsão de inflação para este ano, praticamente abandonando a meta central de 4,5%, mas informou que sua previsão para o próximo ano tem uma convergência maior para a meta.

Taxa de juros

Ao mesmo tempo, o mercado financeiro manteve a previsão de que os juros não cairão mais neste ano, permanecendo no atual patamar de 7,5% ao ano até o fim de 2012, mas também reduziu sua expectativa de alta da taxa básica, definida pelo próprio Banco Central, no ano que vem.

A previsão anterior era de que os juros terminassem 2013 em 8,25% ao ano. Na semana passada, porém, o mercado passou a prever que os juros terminarão o próximo ano em 8% ao ano - com uma alta de 0,5 ponto percentual no próximo ano.

Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para 2012, 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. O BC busca trazer a inflação para o centro da meta de 4,5% neste ano, visto que, em 2011, a inflação ficou em 6,5% – no teto do sistema de metas. Com informações do portal G1.

Redação O POVO Online

TAGS