PUBLICIDADE
Notícias

Mastercard vê com cautela mudança no parcelado sem juros

14:08 | 02/10/2012
Existe cautela na indústria de cartões de crédito sobre mudanças que estão em discussão relacionadas a cobrança de juro ou de uma sobretaxa por parte dos lojistas nos parcelamentos de compras, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios para o Cone-Sul da Mastercard, Alexandre Magnani. "Hoje, há uma grande utilização do parcelado sem juro, onde toda a indústria é beneficiada", disse. "O grande crescimento visto no uso dos cartões foi, em certa parte, impulsionado por essa possibilidade e qualquer mudança, por meio da cobrança de sobretaxa ou de juro, também pode alterar essa demanda", observou, durante apresentação à imprensa de estudo sobre o mercado de cartão de débito no Brasil.

Hoje, 70% dos financiamentos feitos com os plásticos, o equivalente a R$ 86 bilhões, são na modalidade sem juro. Existe atualmente uma discussão entre os bancos para cobrança de juro nos parcelamentos dos cartões de crédito, com a contrapartida de que os prazos de pagamento sejam alongados. Outra ideia seria cobrar do lojista uma sobretaxa pela opção de vender parcelado sem juro, a qual tenderia a ser repassada aos consumidores.

Os bancos entendem que o carregamento desse crédito sem juro tem um custo elevado para as instituições, já que envolve o risco de inadimplência dos consumidores.

TAGS