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Lançamento de mini iPad da Apple é estratégia de mercado, defende especialista

13:49 | 23/10/2012
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A Apple deve realizar nesta terça-feira, 23, seu maior lançamento de produto desde a estreia do iPad, dois anos atrás, ao apresentar um tablet menor e mais barato para atender a um segmento do mercado criado por Amazon e Google.

O aparelho deve chegar ao mercado com um preço final menor que o do iPad original. A expectativa é chegar às lojas americanas por US$ 329 - o iPad 2 de 16 GB só com conexão Wi-Fi custa a partir de US$ 399. O aparelho deve ter uma tela entre 7 e 7,85 polegadas.

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O lançamento é uma tentativa de se posicionar no mercado como uma solução completa para o consumidor, explicou o professor do departamento de telemática do Instituto Federal do Ceará, Glaucionor Oliveira. “A Apple, o Google, a Samsung procuram estabelecer uma fatia de mercado dentro da área”, destacou.

Oliveira explicou que o mercado demanda mais possibilidade em um só lugar, apesar de os usuários desejarem várias possibilidades. “As empresas querem atender a cadeia mercadológica por inteiro e começam a diversificar para dar ao cliente a possibilidade de ter tudo através de um único sistema”, destacou.

Com o mini iPad, a Apple espera resistir ao avanço de rivais em seu ramo de origem, o de hardware eletrônico para o consumidor, e proteger a liderança que construiu no segmento --mais rentável-- dos tablets de 10 polegadas, que nem mesmo rivais dotados de grandes recursos, como a Samsung Electronics, foram capazes de penetrar.

De acordo com o professor Glaucionor Oliveira, existem nichos diferentes de clientes. “A Apple criou uma marca forte que mesmo com produtos caros, as pessoas fazem fila para adquiri-los”, disse . Ele ressaltou a questão do status que a marca pode dar.

Além da Apple, ele destacou plataformas com aplicativos gratuitos, como Android e Linux. Ele explicou que existem os clientes que buscam produtos mais caros que dão status e os que preferem a liberdade das plataformas gratuitas. “No mercado, as pessoas têm desejos diferentes”.

O Amazon Kindle e o Google Nexus 7 conquistaram uma fatia do mercado de tablets de preço mais baixo. A Apple acabou ingressando em um segmento de mercado que ela vinha evitando e que, no passado, foi tratado com desdém pela empresa. Com informações da Reuters.

Teresa Fernandes

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